(11) 2942-0967| (11) 2942-0975 | WhatsApp : (11) 94547-8235 [email protected]

Estar acima do peso ou obeso pode causar problemas nos joelhos?
Verdade! Não é necessário estar muito acima do peso para que os joelhos precisem trabalhar mais que o normal. Se a pessoa além de obesa for sedentária, o risco é dobrado. Por isso, cuide do seu peso e pratique exercícios regularmente.

Usar salto alto pode prejudicar os joelhos?
Verdade! Sim, mulheres que abusam do salto alto tendem a ter mais risco de desenvolver dores ou problemas mais sérios nos joelhos e na coluna também. Saltos maiores que 3 centímetros empurram a gravidade do corpo para frente. Essa inclinação obriga o peso do corpo a ficar concentrado nos joelhos, sobrecarregando a já difícil função da articulação. O ideal é usar saltos de 3 a 4 cm e deixar os mais altos para ocasiões especiais.

Todo esporte é benéfico para a saúde dos joelhos!

Mito! Ser sedentário é prejudicial à saúde e fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças. Entretanto, praticar esportes sem o devido cuidado pode sim prejudicar os joelhos.Movimentação excessiva, baixo condicionamento muscular, ausência de alongamento, má postura, sobrecarga, dentre outros, podem ser responsáveis por problemas nesta articulação, acometendo tanto atletas – profissionais ou amadores –, quanto pessoas comuns. São dois os tipos principais de lesões: por trauma ou por excesso de carga. Busque orientação profissional, opte por atividades adequadas para o seu peso, altura e condicionamento físico e lembre-se de aquecer e alongar a musculatura, além de ir com calma quando começar uma atividade.

Dor no joelho é coisa de gente idosa!
Mito! Dor nos joelhos é uma condição muito comum. Crianças e adolescentes podem sentir dor relacionada ao próprio processo de crescimento. Já em jovens adultos, a dor mais frequente é causada por traumas ou lesões ocasionados pela prática de esportes, como corridas e futebol, além de quedas e acidentes. Nas mulheres, o uso do salto alto e a propensão ao joelho valgo (em forma de X), aumentam muito os riscos de problemas nos joelhos, pois geram uma sobrecarga na perna, provocando o desgaste da cartilagem, traumas e torções. Em pessoas com mais de 50 anos, uma das principais causas de dores nos joelhos é a osteoartrite.

Ficar muito tempo em congestionamentos pode prejudicar os joelhos!
Verdade! O excesso de automóveis nas capitais brasileiras levam os motoristas a permanecerem longos períodos em congestionamentos, realizando movimentos repetitivos para engatar as marchas, quando o carro não é automático. No Brasil, a frota de automóveis com câmbio automático ainda é muito pequena. Motoristas que ficam sentados por muito tempo e realizam movimentos repetitivos pode ter fadiga muscular e desgaste nas articulações. Frear, acelerar e pressionar a embreagem repetidamente pode desgastar as articulações dos tornozelos e dos joelhos. E ficar por mais de uma hora sentado, pode sobrecarregar a região lombar, causando a lombalgia.